O que é Amônia?

Composição química da amônia - 3 átomos de hidrogênio e 1 de nitrogênio

A amônia é um elemento químico representado pela fórmula NH3, ou seja, 3 átomos de hidrogênio e 1 de nitrogênio. Mesmo quando presente no solo e na água, normalmente é encontrada na forma gasosa. Ao ser liberado na atmosfera, pode-se notar que é um gás incolor e com cheiro forte muito característico.

A amônia é muito comum na natureza, pois é um subproduto da decomposição de matéria orgânica na água e no solo. Ela tem um papel nutricional fundamental em praticamente todos os organismos do reino vegetal e, por esta razão, é uma das principais matérias-primas de fertilizantes em todo o mundo. Estima-se que 45% dos alimentos produzidos pelo homem tem o uso de fertilizantes a base de amônia em algum momento do ciclo produtivo.

No mundo aquático, além de ser um subproduto da decomposição de matéria orgânica, a amônia surge como resultado da respiração de peixes e outros animais aquáticos. Os animais respiram oxigênio e liberam amônia. A amônia pode ser extremamente tóxica para os organismos aquáticos, entretanto, ela é absorvida por bactérias nitrificantes, que se alimentam da amônia e transformam ela em elementos menos tóxicos, como o nitrito e posteriormente o nitrato. Esse ciclo de transformação é chamado de ciclo do nitrogênio.

Para quem possui peixes de aquário, é importante saber que a amônia surge de restos de comida e matéria vegetal em decomposição. Ela é altamente tóxica para os peixes, mesmo em níveis surpreendentemente baixos. Por isso, em aquários estabilizados, o nível de amônia deve ser sempre zero.

Em tanques recém-instalados, a amônia estará presente à medida que o tanque passa pelo processo de maturação do ciclo do nitrogênio.

Duas formas de amônia podem ser encontradas dentro do aquário – amônia livre (NH3) e íons de amônio (NH4+). A amônia livre é consideravelmente mais tóxica do que os íons de amônio. A proporção de NH3 para NH4+ dependerá principalmente do pH. Em um pH ácido, mais amônia estará presente como íons de amônio menos tóxicos (NH4+), enquanto em um pH alcalino, mais NH3 altamente tóxico estará em abundância. O envenenamento por amônia é, portanto, mais comum em pH alcalino.

Em aquários estabelecidos com um sistema de filtragem maduro, ambas as formas de amônia serão convertidas por bactérias aeróbicas benéficas em nitrito ligeiramente menos tóxico (NO2) bem antes que o nível de amônia se torne prejudicial. Os tanques recém-instalados não terão uma população grande o suficiente de bactérias benéficas para lidar com aumentos acentuados de amônia, e é por isso que muito cuidado deve ser tomado para monitorar as condições da água dentro de uma nova configuração para evitar perdas facilmente evitáveis ​​- um teste kit é uma peça de kit inestimável nessas circunstâncias.

A maioria dos kits de teste não distingue entre os dois tipos de amônia, dando uma leitura da amônia total. Existem situações que podem resultar em um perigoso aumento temporário no nível de amônia, mesmo em tanques maduros. Estes incluem o seguinte: introdução de um grande número de peixes ao mesmo tempo, mortes negligenciadas de peixes de tamanho considerável, falha do filtro ou falta de manutenção, limpeza excessivamente entusiasmada do meio filtrante biológico (isso deve ser realizado SEMPRE na água do tanque, NUNCA em água da torneira clorada), superalimentação, uso de certos medicamentos e cortes de energia. Em tais circunstâncias, a população de bactérias precisará de tempo para se recuperar/aumentar para lidar com o pico inesperado de amônia. Se os peixes parecerem mal, testar a presença de amônia e nitrito deve ser uma prioridade.

Há uma série de medidas que podem ser tomadas para trazer a amônia de volta a um nível seguro. Isso inclui interromper a alimentação por alguns dias, colocar um meio químico como Zeolita no filtro para absorver o excesso de amônia rapidamente, dosar o tanque com um líquido de remoção de amônia (esteja ciente de que alguns tipos não funcionarão com kits de teste e fornecerão uma leitura precisa, então tente encontrar um produto que possa ser usado em conjunto com kits de teste) e a remoção de detritos orgânicos do substrato por meio de limpeza de cascalho.

Não comece a limpar completamente o meio filtrante, pois isso perturbará e removerá as bactérias benéficas necessárias. Mudanças de água de emergência podem ser arriscadas se você tiver um aquário ácido e a água doce for um pouco mais alcalina. Isso aumentaria o nível de toxicidade à medida que a amônia livre aumentasse ainda mais.

Sinônimos

Amônia tóxica, amônia livre, NH4+, NH3

Termos relacionados

Intoxicação de peixes, Nitrato, Nitrito

Nome de termo em inglês

Ammonia

Entenda como o ciclo do nitrogênio elimina a amônia


Pesquisar mais significados de termos de aquário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *