Tetra Neon Cardinal

Peixes de aquário - Tetra neon cardinal

O Tetra Neon Cardinal é, junto com seu primo, o Tetra Neon Innesi, um dos mais famosos e populares peixes de aquário de água doce. As belas cores de um cardume de Tetra Neon Cardinal deixa qualquer aquário mais bonito, alegre e vivo. Os tetrinhas, como são carinhosamente conhecidos, são peixes de cardume, bastante ativos e vivem pacificamente em aquários com outras espécies. São fáceis de criar, sendo indicados para iniciantes, desde que sejam cumpridos alguns requisitos básicos relacionados ao aquário e às características da água.

Ficha da espécie

Nomes popularesTetra Cardinal, Tetra, Tetra Neon, Tetra Neon Cardinal
Nome científicoParacheirodon axelrodi
Ordem / FamíliaCharaciformes / Characidae
Continente de origemAmérica do Sul
CategoriaTetras
Tamanho adulto4 cm
Quanto tempo vive em aquário4 anos
Forma de reproduçãoOvíparos sem cuidado parental
AlimentaçãoOnívoros

O comportamento do Tetra Neon Cardinal

Nível do aquário de preferênciaMeia-água
SociabilidadeCardumes gregários – Vivem em cardumes, mas não necessariamente nadam em sincronia. Espécies de cardumes gregários frequentemente possuem estruturas hierárquicas complexas.
TemperamentoPacíficos – Não são uma ameaça para outros peixes. Peixes deste grupo geralmente são boas alternativas para aquários comunitários.
Período de maior atividadeDia / Diurnos

Requisitos do aquário e água para o Tetra Neon Cardinal

Tipo de águaÁgua doce
pH4.0 a 7.0
Dureza da água (GH)1 a 8 dH
Temperatura23 a 30 °C
Tamanho mínimo do aquário60 litros

O Tetra Neon Cardinal é um peixe de aquário para iniciantes?

O Tetra Neon Cardinal é recomendado para iniciantes, desde que sejam cumpridos os requisitos básicos de itens e equipamentos para equilíbrio de temperatura, pH e pureza da água.

Exemplos de aquários com Tetra Neon Cardinal

Confira na galeria abaixo exemplos de aquários reais habitados por exemplares de peixes da espécie Tetra Neon Cardinal.

Diferença entre Tetra Neon Cardinal e Tetra Neon Innesi

Um Tetra Neon Cardinal (Paracheirodon axelrodi) pode ser distinguido de um Tetra Neon Innesi (Paracheirodon innesi) pela faixa de cor vermelha que se estende por todo o comprimento de seu corpo. Na variedade Neon Innesi a faixa vermelha vai apenas do meio do corpo até a cauda.

Cuidados e manutenção em aquário

A manutenção geralmente é fácil. Contudo, a maioria dos Tetras Neon Cardinais comercializados são de origem extrativista, ou seja, extraídos diretamente da natureza. Peixes selvagens tendem a ser mais sensíveis à deterioração da água do que peixes de aquário reproduzidos em cativeiro e, por isso, o aquarista deve ter um cuidado extra.

Em função das suas exuberantes cores, o Tetra Neon Cardinal fica ainda mais bonito em aquário com plantas ou em um arranjo de estilo natural com substrato arenoso, algumas raízes e galhos.

O Tetra Neon Cardinal vive melhor sob iluminação fraca, mas você pode adicionar espécies de plantas aquáticas para fazer sombras e ajudar o tetrinha a se sentir confortável, caso utilize uma iluminação mais forte em seu aquário. Exemplos de plantas compatíveis: Microsorum, Taxiphyllum ou Cryptocoryne spp e Ceratopteris spp.

Comportamento e companheiros de aquário

Os Tetras Neons Cardinais, como outras espécies de tetra, são peixes pacíficos e sociais, que devem ser mantidos em cardumes. Os cardumes devem ser grandes, com tamanho mínimo de 6 peixes, sendo recomendado mais de 10. Colocar outros peixes de cardume junto com os tetras ajuda a fornecer segurança, e você será recompensado com um espetáculo de aparência mais natural.

Os cardinais são adequados para aquários comunitários desde que as espécies companheiras sejam escolhidas corretamente. Os companheiros de aquário adequados incluem outras espécies de tetra, dânios, rásboras, gouramis anões e membros pequenos a médios da família dos bagres (como as corydoras e limpa-vidros). Não os mantenha com peixes de aquário que costumam comer peixes menores ou ele se tornará uma refeição fácil.

Peixes compatíveis com Tetra Neon Cardinal:

Alimentação do Tetra Cardinal em aquário

O Tetra Cardinal é uma espécie onívora e, na natureza, se alimenta de pequenos invertebrados, crustáceos, algas filamentosas e frutas caídas. No aquário, aceita a maioria dos alimentos (aqui estamos falando de rações ou de dar bichinhos e frutas pra eles?). No entanto, são peixes que têm necessidades elevadas de vitaminas e pelo menos 75% de sua comida deve ser ração de qualidade.

Eles apreciam alimentos vivos e congelados, mas você deve evitar dar este tipo de comida de forma muito frequente porque eles podem se acostumar e rejeitar a ração no futuro.

A alimentação deve ser feita de duas a três vezes por dia, e de forma moderada. Todo alimento que os tetras não consumirem em, no máximo, 5 minutos pode prejudicar a qualidade da água.

Os alimentos devem ser em pedaços pequenos, para caberem na boca dos Tetras Neons Cardinais. Por esta razão, rações flocadas geralmente funcionam melhor que as [em pó?]

Distribuição geográfica e habitat natural do Tetra Neon Cardinal

A espécie é originária da América do Sul, sendo encontrada no Brasil, Venezuela e Colômbia, no sistemas do Rio Orinoco e do Rio Negro. Outros locais também relataram a presença de Tetras Neon Cardeais, provavelmente devido a peixes que escaparam de coletores ou foram soltos por donos de aquário. É um habitante de riachos florestais e pequenos afluentes de água de movimento lento.

Habitat no Rio Negro

No sistema do Rio Negro, o Tetra Neon Cardinal habita igapós e igarapés, caracterizados por vegetação espessa e substrato coberto por galhos caídos, raízes de árvores, folhas e muita matéria orgânica.

O Rio Negro tem uma água bastante ácida (pH em torno de 5,0) e mole. Sua cor é escura com um tom de marrom avermelhado, resultado dos ácidos húmicos liberados pela decomposição da matéria orgânica.

Habitat no Rio Orinoco

No sistema do Rio Orinoco, o Tetra Neon Cardinal se encontra com mais frequência em lugares de água transparente e com substratos arenosos. Muitas vezes há presença de grande quantidade de plantas aquáticas e/ou vegetação ribeirinha, entre as quais os peixes se abrigam. A água do Rio Orinoco é um pouco menos ácida do que a do Rio Negro, com valores de pH entre 5,5-6,5.

Outras características dos habitats do Tetra Cardinal

Ambos os habitats são de natureza sazonal e, durante a estação seca, os peixes tendem a formar grandes cardumes nos canais principais dos riachos, entre o substrato e outros detritos orgânicos que se formam devido à falta de fluxo.

Quando a estação chuvosa começa, a profundidade da água e o fluxo aumentam e os riachos inundam o terreno ao redor. Este ciclo hidrológico sazonal também permite a mistura de populações de Tetras Neons Cardinais que, de outra forma, permaneceriam isoladas umas das outras.

Na natureza, o Tetra Neon Cardinal é considerado um peixe praticamente anual, raramente encontrado em indivíduos com mais de um ano de idade, embora possam viver consideravelmente mais em aquários.

Vivem nos mesmos habitats centenas de outras espécies, sendo algumas dessas disponíveis no comércio de peixes de aquários. Por exemplo, Corydoras delphax, Platydoras costatus, Baryancistrus beggini, inspetor Hypancistrus, Panqolus maccus, Panaque nigrolineatus, Hemigrammus rhodostomus, H. stictusi , Pristella maxillaris, Copella nattereri, Biotodoma wavrini, Geophagus dicrozoster, Heros severus, Mesonauta insignis, Satanoperca daemon e Uaru fernandezyepezi.

Dimorfismo sexual (diferença entre machos e fêmeas)

Os Tetras Neons Cardinais apresentam poucas diferenças evidentes entre os sexos. As fêmeas tem um corpo um pouco mais largo com uma barriga arredondada. Os machos, por outro lado, são mais esguios e também apresentam um pequeno gancho saindo da barbatana anal.

Reprodução do Tetra Neon Cardinal em aquário

A criação de Tetras Neons Cardinais não é um processo fácil, sendo recomendado apenas para profissionais ou pessoas que queiram se dedicar bastante ao desafio. As condições de água para reprodução do Tetra Neon Cardinals são muito específicas e, geralmente, as tentativas acabam em frustração.

A dificuldade começa na etapa de seleção dos produtores porque o dimorfismo sexual é pouco expressivo nesta espécie.

É melhor não tentar reproduzir Tetras Neons Cardinais em um aquário comunitário: os ovos seriam facilmente devorados por outros peixes. Se quiser se aventurar na criação dos tetrinhas, você vai precisar de um tanque de desova separado, com um volume de água entre 15 e 20 litros. Os parâmetros devem ser muito estáveis com temperatura entre 24 e 26 ° C, pH entre 5,0 e 5,5 e o GH (dureza da água) próximo a zero. No fundo do aquário você deve colocar plantas de folhas pequenas, como musgo de java.

Identifique um casal, coloque os dois indivíduos no aquário de desova e alimente fartamente. Após a transferência para a área de desova, se você der sorte, inicia-se o longo namoro do macho para a fêmea, que dura até 7 dias, após o qual a desova ocorre no escuro.

A fêmea pode colocar até 400 pequenos ovos que caem no chão. O casal deve ser retirado do aquário após a desova ou provavelmente irá comer os ovos.

Os ovos do Tetra Neon Cardinal não toleram luz média ou forte. Por esta razão é aconselhável manter o aquário com baixa iluminação.

A incubação dos ovos dura cerca de um dia e os alevinos vão para alimentação independente entre 5 e 6 dias após a eclosão. Depois de nascerem, os peixes pequenos se escondem sob as plantas, sendo que a faixa lateral clara aparece em 3 semanas. A cor adulta surge após mais 2 semanas. O Tetra Neon Cardinal torna-se sexualmente maduro com a idade de 8 a 10 meses.

Perguntas frequentes sobre o Tetra Neon Cardinal

Como criar Tetra Neon?

Tetra Neon Cardinal Adulto

O Tetra Neon é um peixe fácil de cuidar, porém, diferente de peixes como o Betta, você vai precisar de um aquário com alguns equipamentos básicos. Um aquário para Tetra Neon precisa ter, obrigatoriamente, aquecedor para manter a água acima de 23/24 graus e filtro pequeno para não acumular amônia e nitrito. Além disso, é recomendado um areador. O tamanho mínimo recomendado do aquário para manter um cardume de 10 exemplares é de 60 litros. Clique aqui e confira todos os detalhes de como criar o Tetra Neon.

Onde comprar e quanto custa o peixe Tetra Neon Cardinal?

Logomarca loja de peixes de aquário Kauar

A loja Kauar vende o Tetra Neon Cardinal online, com envio para todo Brasil. Acesse a loja e confira o preço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *