Calculadora de espessura de vidros para aquário

Calculadora de vidro de aquário - Espessura do vidro

Utilize nossa calculadora de vidros para aquários e descubra a espessura mínima ideal dos vidros do seu novo projeto. Para utilizar a calculadora, insira as medidas do seu aquário em centímetros e valide o número do fator de segurança. O cálculo da espessura do vidro será será feito automaticamente.

Como calcular litragem de aquário?

Como calcular a litragem de aquário?

Para calcular a litragem (volume em litros) em aquários retangulares, basta multiplicar as medidas em centímetros do comprimento, largura e altura e, depois, dividir por mil (C x L x A / 1000). Se o seu aquário for de outro formato, acesse nossa calculadora de aquário e faça o cálculo em poucos segundos.

Como calcular a espessura do vidro para aquário?

Calculadora de vidro de aquário - Espessura do vidro

O principal fator de influência da espessura do vidro de um aquário é a altura. Tanques mais altos precisam de vidros consideravelmente mais grossos. Por isso, se você está buscando economizar na construção do seu aquário, analise alternativas de formatos mais baixos e certamente seu custo com vidro e cairá bastante. Você pode usar nossa calculadora de vidros de aquário para identificar a espessura mínima necessária em cada projeto.

10 comentários em “Calculadora de espessura de vidros para aquário”

  1. Bom dia. Essas indicações de espessura dos vidros que a calculadora fornece são para aquários com ou sem travamento?

  2. Boa noite, vou fazer um aquario que possui parede nas laterais e atras, e ficara sobre uma laje, tudo revestido em ceramica e impermeabilizado com resina, vou colocar vidro somente na frente com medida de 1,50 metros de largura x 50 centimentros de altura, qual a espessura do vidro que devo utilizar. Obrigado.

  3. Muito bom o site
    Gostaria de tirar uma duvida, esses dados informados é baseado em vidro comum ou em vidro temperado ?

    1. Vidro comum, Flavio.
      Uso de vidro temperado para aquários somente se for laminado. Exemplo: duas chapas de vidro temperado e uma camada laminada no meio. Ou mesmo uma chapa de vidro temperado com uma película de alta resistência na parte exterior do vidro.
      Isso é muito importante como segurança. Vidros temperados acumulam micro fraturas imperceptíveis a olho nu. Essas microfraturas surgem de diversas formas: batidas no transporte (pode ocorrer antes mesmo de você ter recebido o vidro), um ornamento que escorregou e bateu no vidro, mudanças de temperatura, etc. As microfraturas vão aumentando com o tempo, sem dar nenhum sinal, e de uma hora para outra o vidro se rompe. Porém, com a pressão da água, acaba virando uma mini explosão e os cacos de vidro viram lâminas afiadas podendo causar ferimentos fatais, especialmente em crianças. Na internet tem alguns vídeos horríveis que mostram esse perigo. Você já deve ter ouvido falar de box de banheiro quebrar de repente, é o mesmo princípio, com a diferença que a pressão da água do aquário torna muito mais perigoso. No vidro comum esse risco é muito menor, pois o vidro dá vários sinais que está cedendo (entorta, descola, etc). Outra desvantagem do vidro temperado é que ele não pode ser cortado e perfurado sem que seja feito de forma técnica (o ideal é antes mesmo de ser temperado), ou ele fica cheio de microfraturas logo de cara.
      Porém, o vidro temperado é entre 3 e 5 vezes mais resistente que vidro comum. Por isso, em grandes projetos o temperado é a melhor solução, o vidro comum se torna tão pesado e precisa ser tão grosso que os fabricantes nem fazem.
      Eu mesmo estou fazendo um aquário de 5 mil litros em que uso vidro temperado. É um aquário de 1 metro de altura de 3 metros de comprimento e 1,5 de largura. Estou usando um vidro temperado triplo (3 chapas de 10mm com duas lâminas). O meu aquário poderia ter sido feito com duas chapas de 10mm, ao invés de 3), mas preferi aumentar a margem de segurança dado o tamanho do problema se quebrar.
      Então, o vidro temperado pode ser uma ótima solução, desde que seja considerado o fator de usar película de alta resistência ou seja laminado. Ele é recomendado pra grandes projetos somente. Para projetos menores, recomendo fortemente o comum.
      Outra alternativa para grandes e pequenos projetos é o acrílico. Porém, no Brasil essa alternativa é muito cara. Quase 5x mais cara que o vidro. O acrílico é mais leve, mais resistente e a transparência é maior (tornando tudo mais nítido). O acrílico risca mais fácil, mas tem a vantagem de poder ser reparado com um polimento (dependendo da profundidade do risco). Nos EUA o acrílico é muito utilizado, pois lá o custo versus vidro não é tão alto e em termos técnicos e estéticos é muito superior ao vidro. Então, se você tiver condições de pagar mais caro para ter um aquário mais bonito, o acrílico é uma ótima opção. Outra coisa legal do acrílico é que ele pode ser moldado, então você pode ter cantos arredondados e outras curvas no aquário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *