Betta Splendens

Peixe de aquário betta splendens machos de múltiplas cores

O peixe Betta está entre os mais famosos do aquarismo, seja por sua beleza, seja por ser um peixe relativamente fácil de cuidar. Com suas barbatanas fluidas e sua coloração vívida, os Bettas são um complemento para a casa de qualquer amante de peixes. Apesar de serem conhecidos como peixes lutadores, apenas os machos lutam entre si e, portanto, devem ser mantidos separados. As fêmeas podem viver pacificamente em um mesmo aquário. Por serem peixes relativamente fáceis de criar, são indicados para iniciantes, desde que obedecidos requisitos de qualidade e temperatura da água.

Ficha da espécie

Nomes popularesBetta, peixe-lutador-siamês
Nome científicoBetta splendens
Ordem / FamíliaPerciformes / Osphronemidae
Continente de origemÁsia
CategoriaBettas
Tamanho adulto7 cm
Quanto tempo vive em aquário3 anos
Forma de reproduçãoOvíparos com cuidado parental
AlimentaçãoCarnívoros

O comportamento do Betta splendens

Nível do aquário de preferênciaMeia-água
Sociabilidade

Betta macho: os machos devem ser criados isolados, um indivíduo por aquário.

Betta fêmea: as fêmeas podem ser criadas juntas em um mesmo aquário

Temperamento

Betta macho: são peixes territorialistas. Não recomendado para o aquário comunitário. Apesar da indicação de que os machos sejam criados isolados, é possível que eles se deem bem ao serem mantidos com algumas espécies pacíficas de peixes pequenos que não sejam mordedores de barbatanas nem possuam o corpo semelhante aos do Betta (com barbatanas longas). Contudo, para isso o aquário deverá ser muito maior que o mínimo recomendado para peixes Betta vivendo sozinhos. Por exemplo, para manter Bettas macho em conjunto com um pequeno grupo de Tetra Neons, o aquário deve ter, no mínimo, 100 litros.

Betta fêmea: são pacíficas, ao contrário dos machos. Podem ser mantidas com outras fêmeas em um mesmo aquário

Importante: NÃO devem ser colocados em um mesmo aquário Bettas fêmeas e machos. Invariavelmente, o macho irá atacar e potencialmente matar as fêmeas. Na natureza, o macho convive com a fêmea por um período muito curto, somente no momento da fecundação. Fora deste período, o macho será muito agressivo com as fêmeas.

Período de maior atividadeDia / Diurnos

Requisitos do aquário e água para o Betta splendens

Tipo de águaÁgua doce
pH6.8 a 7.2
Dureza da água (GH)6 a 20 dH
Temperatura22 a 30 °C
Tamanho mínimo do aquário16 litros

O Betta splendens é um peixe de aquário para iniciantes?

O Betta splendens é recomendado para iniciantes, desde que sejam cumpridos os requisitos básicos de itens e equipamentos para equilíbrio de temperatura, pH e pureza da água.

Exemplos de aquários com Betta splendens

Confira na galeria abaixo exemplos de aquários reais habitados por exemplares de peixes da espécie Betta splendens.

Cuidados e manutenção em aquário

Muitas pessoas acreditam que o Bettas ficam bem em aquários muito pequenos e sem controle da temperatura da água, mas isso não é verdade. Eles precisam de água aquecida (entre 24 e 30 graus Celsius), como em seu habitat natural, ficando apáticos quando a temperatura fica abaixo de 24 graus Celsius. 

Apesar de ficarem bem em águas com baixo teor de oxigênio dissolvido, os bettas não precisam de menos oxigênio que os demais peixes. Eles possuem um órgão respiratório especial, chamado labirinto, que lhes permite respirar o ar diretamente da superfície. Por isso, os Bettas devem ter acesso à superfície da água para respirar o ar diretamente da atmosfera (mesmo que a água esteja altamente oxigenada).

É importante também ter um filtro que tenha um fluxo de água entre 4 a 5 vezes o volume de seu aquário. 

Quanto à luminosidade, os Bettas precisam de um período de luz e um período de sombra, assemelhando-se às condições que encontram na natureza. No entanto, não é recomendado deixar seu aquário na luz do Sol para ter esses períodos “naturalmente”. A exposição ao Sol, além de favorecer a proliferação de algas, influencia bastante na temperatura da água, tornando mais difícil controlá-la. Assim, o recomendado é utilizar iluminação artifical e, caso seu aquário seja plantado, é importante considerar a necessidade de iluminação das plantas na escolha do tipo e intensidade da lâmpada. Tão importante quanto o período de luz é o período de escuro do aquário. Então, após algumas horas de iluminação, é importante desligar a luz para o descanso de seu peixinho. Algumas pessoas gostam de deixar a luz ligada 24h por dia para ressaltar a beleza de seu Betta e decorar o ambiente da casa, mas isso pode trazer prejuízos à sua saúde.

O movimento da água no aquário deve ser o mínimo possível, assemelhando-se às condições onde eles vivem na natureza. Os Bettas gostam de ambientes com sombra: aquários plantados e sombreados, com muita cobertura de superfície farão seu Betta mais feliz! Para isso, podem ser usadas plantas de caule alto tipo flutuantes (como Salvinia ou Riccia spp.), lírios tropicais do gênero Nymphaea (Cryptocoryne spp.), troncos com plantas anexadas a eles como Microsorum ou Taxiphyllum spp.. Se você optar pro plantas no seu aquário, fique atento aos cuidados necessários para que elas se adaptem ao ambiente, principalmente em relação à luminosidade e substrato. Pequenos vasos de barro, tubos de plástico ou caixas de filme fotográficos vazias também podem ser incluídas no aquário para fornecer mais abrigo para seu Betta.

O aquário deve ser mantido coberto e não deve ser cheio até o topo, pois o Betta requer acesso ocasional à camada de ar úmido que se forma acima da superfície, além de ser um excelente saltador.

Comportamento e companheiros de aquário

Para tratar do comportamento do Betta splendens é importante relembrar que ele é também chamado de peixe-lutador-siamês. Esse nome é devido à prática de lutas organizadas entre machos, muito parecidas com brigas de galos. Essas disputas continuam ainda hoje, impulsionadas pelas receitas das apostas (legalizadas na maioria das províncias da Tailândia), sendo, muitas vezes, os machos criados para fins de agressão e melhores lutas. Para fins de vigor, força e comércio ornamental, o Beta splendens foi extensivamente criado em linha e hibridizado com os congênres B. imbellis, B. smaragdina e B. mahachaiensis.

Portanto, o peixe Betta não é recomendado para aquário comunitário. Às vezes, alguns Betta splendens podem, individualmente, tolerar outras espécies que habitem ambientes semelhantes na natureza e exijam as mesmas condições de água, como ciprinídeos e botias. Mas esta é a exceção e não a regra. Na maioria dos casos, é melhor mantê-lo sozinho. Espécies com formas corporais semelhantes ao Betta podem ser vistas como rivais pelo macho, assim como peixes agressivos ou comedores de barbatanas. Nos casos em que o Betta habita o mesmo aquário que outros peixes, é importante que ele tenha locais como caixas plásticas penduradas ou troncos com vegetação próximo à superfície para se esconder, e que o aquário seja grande.

Várias fêmeas, no entanto, podem ser mantidas juntas em um mesmo aquário. Já um macho e uma fêmea devem ser mantidos em um mesmo aquário somente durante o processo de reprodução. 

Peixes compatíveis com Betta Splendens

Como mencionado, alguns peixes podem se dar bem com o Betta macho. No caso das fêmeas, essa sociabilidade é mais fácil, visto que são mais pacíficas. No entanto, é necessário que o aquário seja muito maior do que o mínimo recomendado para um Betta vivendo sozinho – por exemplo, para manter Bettas macho em conjunto com um pequeno grupo de Tetra Neons, o aquário deve ter, no mínimo, 100 litros. 

Exemplos de peixes que podem habitar o mesmo aquário de um Betta são os tetras, botias, Rásboras arlequim, corydoras, ramirezi e limpa-vidros.

Alimentação do Betta splendens em aquário

Em seu ambiente natural, os bettas se alimentam quase exclusivamente de insetos e larvas de insetos.Eles possuem a boca virada para cima, adequada para capturar os insetos que caem na água. São, portanto, carnívoros. Assim, os alimentos vivos são ideais para o Betta, mas, nos aquários, eles aceitam alimentos secos em flocos. No caso da alimentação seca, esta deverá ser complementada com alimentos congelados, lifolizados e, se possível, alimentos vivos – dessa forma, além de uma alimentação mais completa, seu Betta terá suas cores realçadas. Podem ser utilizadas Daphnia, Artemia, plâncton, tubifex, minhocas, coração de boi ou larvas de quironomídeos (vermes), pequenos insetos como grilhos cabeça de alfinete ou moscas da fruta Drosophila.

Os peixes Betta possuem tendência à obesidade, portanto, tome cuidado para não superalimentá-lo.

Distribuição geográfica e habitat natural do Betta splendens

Os Bettas têm sua origem nas águas rasas da Tailândia (anteriormente chamada de Siam, por isso o nome “peixe-lutador-siamês”) – mais precisamente no Rio Menam, que se refere à Bacia do Rio Chao Phraya – Indonésia, Malásia, Vietnã e partes da China. Nessa região, os Bettas vivem em arrozais, lagoas, riachos lentos, pântanos e valas de beira de estrada, frequentemente, sombreados por vegetação submersa, superficial ou marginal e, às vezes, com pouco oxigênio.

Atualmente, os Bettas já foram introduzidos em muitos locais e originaram populações não-nativas em vários países como Cingapura, Brasil, Colômbia e República Dominicana.

Por ter seu habitat natural caracterizado por águas rasas e lentas, é preciso atentar-se à questão da temperatura da água. Os Bettas são peixes tropicais, o que significa que vivem em águas bastante quentes. Se colocados em água abaixo de 24 graus Celsius se tornarão cada vez mais apáticos. Por essa razão, a questão de manter o Betta em uma tigela pequena é bastante controversa no aquarismo, pois nesse ambiente a temperatura da água oscila muito mais rapidamente, sendo mais difícil manter a água na temperatura ideal e com a qualidade necessária. O ideal é utilizar um termostato para aquecer e manter a temperatura adequada. Quanto maior a quantidade de água, mais fácil será manter sua qualidade e menores serão as oscilações de temperatura. 

Outras características dos habitats do Betta splendens

A Tailândia apresenta o clima de monções: um tipo de clima tropical que se caracteriza por duas estações bem definidas: uma seca e uma chuvosa. Por essa razão, as condições da água tendem a mudar rapidamente, e os substratos podem variar de serrapilheira à lama, areia ou sedimentos profundos.

Nos últimos anos, dois fatores vêm prejudicando as populações selvagens da região. O primeiro deles é a modificação ou perda do habitat natural do Betta splendens, que aumentou significativamente no período. O segundo fator é a introdução de espécies ornamentais e outras Betta spp., que prejudica a integridade genética do Betta splendens.

Dimorfismo sexual (diferença entre machos e fêmeas)

O macho apresenta coloração brilhante e longas barbatanas esvoaçantes, o que faz dele um dos peixes de aquário mais conhecidos. As fêmeas geralmente são menos coloridas e possuem barbatanas muito mais curtas. 

Na natureza, os Betta splendens normalmente não são coloridos. Suas cores marcantes que embelezam os aquários – branco, amarelo, laranja, vermelho, rosa, azul, verde, turquesa, marrom e preto –  são resultado de programas de reprodução em cativeiro. Uma extensa gama de combinações podem ser vistas, desde cores sólidas até estampadas, com diferentes cores de barbatanas e corpo. A criação seletiva também trouxe mudanças às barbatanas: as caudas de véu foram unidas por caudas de coroa, deltas, meias-luas, lira e caudas divididas, entre outras.

Tanto os machos quanto as fêmeas possuem um corpo em forma de torpedo e uma boca voltada para cima, para comer alimentos na superfície. Os machos adultos atingem 6 a 7 cm, enquanto as fêmeas são ligeiramente menores.

Reprodução do Betta splendens em aquário

A reprodução dos Bettas não requer equipamentos especiais  ou aquários muito grandes. A maioria dos criadores acredita que um aquário de cerca de 38l são suficientes, embora aquários menores também possam ser adequados. A água deve ter um pH de cerca de 7,0 e a temperatura em torno de 26,7C ou acima. O filtro deve ser delicado, pois muita movimentação na água atrapalhará o ninho de bolhas que o macho irá construir. A iluminação não deve ser muito forte (os bettas precisam de privacidade) e o aquário não deverá ter substrato na parte inferior. Isso porque os ovos podem cair e ser perderem no meio do substrato. No entanto, plantas e folhas são bem-vindas no aquário.

A tampa do aquário deve ser a mais apertada possível (alguns criadores usam plástico-filme) porque os alevinos precisam de uma camada de ar úmido e seco para que seu órgão labirinto se desenvolva adequadamente. 

O casal deve ser acondicionado previamente no aquário e alimentado, preferencialmente, com alimentos vivos. Os Bettas obtêm mais sucesso na reprodução quando têm menos de um ano de idade (normalmente são vendidos nas lojas com, pelo menos, 6 meses de idade)

A reprodução dos Bettas ocorre em um ninho de bolhas, feito pelo macho quando estiver pronto para desovar. Ele pode construir seu ninho em um tubo de plástico, latas de filme de câmera vazia, sob uma folha larga ou entre vegetação de superfície de folhas finas. 

Enquanto constrói o ninho, o macho pode se tornar agressivo com a fêmea e não aceitará que ela esteja próxima até que o ninho esteja completo. É importante que ela possua um esconderijo no aquário (as plantas são bem úteis nesse ponto) e, mesmo assim, é comum que ela perca algumas escamas ou tenha as nadadeiras desgastadas durante a desova.

Quando estiverem prontos para a desova, ambos apresentarão uma coloração mais escura, e a fêmea exibirá listras verticais. Seu ovopositor (local onde ela expele os ovos) se projetará, sendo visível como uma mancha branca entre suas nadadeiras ventrais, e ela moverá a cauda na direção do macho. Ambos começarão a circular um sobre o outro sob o ninho de bolhas, resultando num “abraço nupcial”. A cada “abraço”, a fêmea expele os ovos, que vão sendo fecundados pelo macho e começam a afundar. O macho pega os ovos fecundados com a boca e os cospe no ninho de bolhas, sendo ele o responsável por cuidar do ninho e dos filhotes a partir desse ponto.  

Após colocar os ovos, a fêmea estará exausta e irá descansar. Quando acordar, ela deverá ser retirada do aquário pois o macho poderá ficar agressivo com ela enquanto cuida dos filhotes.

Dentro de 24 a 48 horas os ovos eclodem, e permanecem no ninho por mais 3 ou 4 dias, se alimentando do saco vitelino. Nesse período, o macho continuará pegando qualquer alevino que caia e devolvendo-o ao ninho. Se ameaçado, todo o ninho pode ser movido para outro lugar. Quando os alevinos começam a nadar livremente, o macho deve ser retirado do aquário. A partir desse momento, os alevinos devem ser alimentados com algumas porções diárias de artêmias ou outro alimento específico para alevinos, muito fino. Cuidado para não dar comida em excesso, pois os alimentos não consumidos sujarão a água e poderão se tornar letais para os alevinos.  As trocas de água deverão ser pequenas e regulares, ao invés de grandes e intermitentes.

Perguntas frequentes sobre o Peixe Betta

Como saber se o peixe Betta é masculino ou feminino?

Peixe Betta - Diferença entre masculinos e femininos

Bettas são peixes fáceis de distinguir entre machos e fêmeas e a principal diferença está nas nadadeiras. As nadadeiras dos machos são sempre bem grandes, enquanto que a das fêmeas parece mais com outras espécies de peixes comuns. Veja neste link fotos comparando peixes Betta machos e fêmeas.

Quanto tempo vive um peixe Betta?

Peixe Betta vive ate 3 anos

Se bem cuidado, pode viver até 3 anos em aquário. Veja aqui o que significa um Betta ser “bem cuidado”.

Como deixar o peixe Betta feliz?

Peixe Betta Feliz

Se você quiser dar um mimo para seu Betta, tente encontrar uma formiga caseira e dar como petisco! Betas são carnívoros na natureza e adoram comer pequenos insetos. Porém, nenhum mimo é necessário para deixa-lo feliz de verdade e é bem fácil deixa-lo feliz. Cuide do aquário dele para que a água esteja sempre limpa, no PH ideal e na temperatura certa. Além disso, alimente com uma ração de qualidade, específica para a espécie e não dê mais comida que o necessário. O Betta pode até não demonstrar, mas se você fizer isso, ele ficará muito feliz. Se um peixe fica triste, sua imunidade baixa e logo surgem doenças. Então, saiba que no caso dos peixes felicidade é igual a saúde e vice versa!

Como cuidar de peixe Betta?

Aquário de peixe Betta

Peixes Betta são fáceis de cuidar. Por respirarem na superfície, ele não precisa de tantos cuidados quanto em outras espécies. O tamanho mínimo do aquário recomendado é de 16 litros e o PH deve ser mantido em aproximadamente 7.0. A temperatura deve ficar entre 22 e 30 °C. Veja aqui todos os requisitos do aquário de peixes Betta.

Como saber se o peixe Betta está com fome?

Peixe Betta se alimentando

A resposta direta é: não dá pra saber olhando para ele. Peixes tem pouco controle de saciedade. Isso quer dizer que algumas espécies podem comer até quase “explodir” e morrer. Triste, né? Por isso, o controle de quanto ele come deve ser pela quantidade de ração que você dá por dia. Não caia na armadilha da carinha de “pidão” do bettinha. Siga as recomendações do fabricante e ele não passará fome. Prometo!

Como reproduzir peixe Betta?

Ritual de acasalamento e desova peixe Betta Splendens

Para reproduzir um peixe Betta você precisará de uma estrutura de aquários específica para isso. Peixes Betta macho não podem ser colocados junto com fêmeas, exceto no curtíssimo período de acasalamento. Se forem colocados fora desse período, o peixe Betta macho irá agredir a fêmea até a morte dela. Veja mais detalhes de como reproduzir peixe Betta em aquário.

O que o peixe Betta pode comer alem da ração?

Peixe Betta comendo inseto

Pequenos insetos. Bettas são carnívoros na natureza, então você pode pegar aquela formiguinha da sua casa e jogar no aquário que ele vai adorar.

O que peixe Betta come?

Peixe Betta se alimentando

Peixes Betta na natureza são carnívoros e sua alimentação é baseada quase que exclusivamente de insetos. Quando criados em aquário, a recomendação para manter eles saudáveis é alimentar com uma ração específica da espécie. Confira aqui mais detalhes de cuidados e manutenção do peixe Betta.

Como cuidar do peixe Betta no inverno?

Peixe Betta branco

É bem simples. Basta comprar um pequeno aquecedor com termostato. Para um pequeno aquário (de até 20 litros), um aquecedor de aquário (que tenha termostato junto) de 10W já é o suficiente. Regule a temperatura do termostato para ficar entre 23 e 24 graus. Veja todos requisitos de como criar um Peixe Betta.

O peixe Betta pode ficar com a fêmea?

Peixes Betta juntos no mesmo aquario

Não! Peixes Betta macho e fêmea só podem ficar juntos por poucas horas no exato momento do ritual de acasalamento. Se você colocar os dois juntos em um aquário, o peixe Betta macho irá perseguir e agredir a fêmea até a morte. Triste, né? Mas se você quiser montar um aquário com vários peixes Betta, você pode ter um aquário só de Bettas fêmeas. Apesar de menos extravagantes que os machos, elas são muito charmosas. Um aquário com várias fêmeas de diferentes cores pode ficar muito bonito. Veja aqui exemplos de aquários só com Bettas fêmeas.

Onde comprar peixe Betta?

Peixe Betta Crowntail

Existem muitas lojas que vendem peixes Betta. Provavelmente, qualquer loja de aquarismo da sua cidade vai possuir muitos exemplares a venda. Porém, se você busca Bettas de diferentes linhagens (Betta Crowntail, Dragon, Dumb, Palhaço, Candy, Samurai Plakat e Splendens), existem lojas especializadas de venda online. Nós recomendamos a RS Discus e a Kauar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *